GASTRONOMIA JORNAL CAMPO GRANDE NOTÍCIAS 

Agora é que são elas: Empresárias da gastronomia e serviço de delivery em Niterói, se unem para conquistar e fidelizar clientes.  

Se engana quem acha que empreender em uma cidade que une qualidade de vida, renda per capita alta, turismo e lindas praias são só flores.

Niterói, com uma vida cultural e gastronômica de dar inveja a qualquer grande cidade do Brasil, oferece a vista mais linda para a cidade do Rio de Janeiro, de onde se pode ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o aeroporto Santos Dumont, além de ter uma infinidade de museus, pontos turísticos que já serviram para inúmeras locações em novelas e filmes, prédios tombados pelo patrimônio histórico e praias de tirar o fôlego, como Itacoatiara, Itaipu e Camboinhas na Região Oceânica, e Praia da Boa Viagem, Das Flechas e Icaraí, na região mais central da cidade, que atraem milhares de turistas, principalmente vindos dos estados de São Paulo, Minas gerais e Espírito Santo.

Oscar Niemeyer deixou por aqui uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o icônico MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, localizado na orla de Niterói, no Mirante da Boa Viagem, obra que compõe o Caminho de Niemeyer, segundo maior complexo arquitetônico do artista no Brasil.

Com toda essa infinidade de pontos positivos, a cidade reúne tudo para que um empreendedor tenha sucesso, ainda mais se este se preparar corretamente para iniciar um negócio, com cursos, pesquisas de mercado, de público alvo e apoio de um time parceiro que entre nessa aventura.

Na contramão de uma cidade lotada aos finais de semana e feriados, os moradores locais optam por sair da cidade nestes períodos em busca de menos trânsito, regiões serranas e um friozinho. E o comércio local que deveria se alegrar com uma cidade lotada de turistas, não pode afirmar que é 100% vantajoso um feriadão prolongado por aqui.

No último mês de novembro tivemos o feriado de finados, que caiu em uma quinta-feira, de um final de semana com final da Libertadores e show acontecendo na cidade vizinha, Rio de Janeiro, e os feriados da Proclamação da República e Consciência Negra, que juntos formam o mega feriadão de 15 a 20 de novembro.

Se você é um turista em uma cidade costeira linda como Niterói, você estará atento em conhecer as praias, bares, restaurantes e a vida noturna além das inúmeras intervenções culturais pelas ruas. Neste cenário, o primeiro a sofrer são os deliverys. “Quem vem turistar em Niterói, não quer pedir comida no hotel, em casa, quer sair e conhecer novos lugares. A queda no serviço de entrega é drástica”, afirma Claudia e Leandro, sócios na 4You Delivery Eficiente, empresa que presta serviços de delivery para alguns dos melhores e mais importantes empreendimentos gastronômicos da cidade.

“Somos uma empresa de entregas, de delivery, se as vendas dos nossos clientes por delivery caem, nosso ticket é atingido automaticamente. O que fazemos, é redimensionar o time nas ruas, inclusive com atendimento em horários e distâncias maiores”, explica Leandro e Claudia.

Patrícia Bonnet, advogada, está empreendendo agora na área da gastronomia saudável. “Optei por uma franquia, que já tem um nome forte no mercado, e que me dá todo suporte em termos de início, material de divulgação, redes sociais e direcionamentos que se, eu fosse empreender com algo com a minha marca própria, eu precisaria de um time muito maior de profissionais e prestadores de serviços, o que aumentaria minha folha de pagamento”, relata Patrícia Bonnet que viu na franquia a solução de alguns problemas enfrentados por quem empreende em marca própria.

“Falar de uma cidade forte no turismo, para quem vende comida saudável, tem suas vantagens e desafios. Quem vem turistar, quer conhecer restaurantes, as praias e comer novidades e pratos típicos. O que eu quero é atender o público que, mesmo em férias ou passeio, opta por continuar a cuidar da alimentação com opções low carb, glúten free, zero lactose ou sem açúcares e ultraprocessados, seja aqui enquanto passeiam, ou para levar nas viagens, quando querem fugir da cidade lotada, diz Patrícia, que terá dois pontos de distribuição, uma no Bairro de Santa Rosa, ao lado do centro, e um em Piratininga, na R.O. da franquia Mr. Fit, cobrindo toda a cidade de Niterói e reduzindo o valor de delivery.

E se comida saudável já é um nicho que precisa de uma ótima estratégia nos feriados e sazonalidades, imagine comida pet. Sim, a Dellipet é uma indústria de comida natural para pets, localizada em Itaipu, Região Oceânica de Niterói, que atende clientes em toda a cidade, Rio de Janeiro, Região dos Lagos e Serrana.

Criada há seis anos por Kelly Damasceno, formada em Administração de Empresas e extensão em gastronomia pela La Salle, a Dellipet surgiu quando Kelly, se viu levada pela necessidade do seu cãozinho em incentivar e provocar a vontade dele em se alimentar melhor, durante um processo grave de infecção, e que na ocasião, não encontrou na cidade de Niterói uma empresa certificada que produzisse alimentação natural.

“Aqui na Dellipet temos total atenção a dieta saudável, com produtos nobres, selecionados e corretamente pesados, de acordo com o que o animalzinho necessita. De dietas personalizadas ou padrão e até guloseimas, nossa atenção é total, da compra do alimento, ao manuseio e entrega”, explica Kelly Damasceno da Dellipet, que é a primeira indústria de alimento natural para pets em Niterói, certificada pelo M.A.P.A – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Kelly ainda empreende ao lado da amiga Bianca Portella na GranoMio, Massas e Molhos artesanais, localizada na Rua Domingues de Sá, em Icaraí. “Aqui temos outros desafios, por exemplo, no verão, a venda de massas quentes e molhos cai, e já estamos em franco desenvolvimento de opções que tenham uma pegada verao”, ressalta Kelly que aproveitou a experiência da Dellipet e traz em parceria uma inovação para os pets dos clientes da GranoMio.

“A Dellipet está desenvolvendo um macarrão à bolonhesa e uma ceia pet para nossos filhos de quatro patas, e este será oferecido, também, no cardápio das ceias de fim de ano da GranoMio. Eu e Bianca somos amigas desde a faculdade de gastronomia. Eu empreendi na Dellipet, ela na GranoMio, hoje estamos juntas na vida e em nossas empresas”, finaliza Kelly Damasceno, que comemora junto com Bianca o sucesso dessa parceria no cardápio para as festas de fim de ano tanto na Dellipet, como na GranoMio.

Ainda falando de desafios em AeB, e diferente dos empreendimentos Mr. Fit Home Piratininga, Dellipet e GranoMio, Ilka é um case de sucesso em Niterói, e inspira, e ajuda, muitos empreendedores, inclusive com consultoria especializada.

Ilka é exemplo de comércio que se beneficia com a cidade repleta de turistas e o salão da Nonna Lina Gelatos Artesanais cheio de consumidores. “Em feriados prolongados, onde o cliente de delivery sai da cidade, eu tenho um aumento das vendas no meu PDV, principalmente se estamos falando de dias de calor e sol”, afirma Ilka Mendonça, empresária que está há 12 anos no ramo de gelatos artesanais, tipo italiano, com uma indústria em Itaipu, que fornece, inclusive, para restaurante do Rio de Janeiro e outras cidades.

Localizada na Rua Ator Paulo Gustavo, esquina com a Rua Oswaldo Cruz, a história da Nonna Lina começou com uma sobremesa feita para um almoço em família. Depois do sucesso e de muitos pedidos de produção, Ilka foi estudar e se preparar para empreender. Se especializou em entidades como o SEBRAE, onde é case de sucesso, e na contramão de quem deseja abrir um negócio próprio no ramo, iniciou pela fábrica, abrindo sua loja há apenas dois anos.

“Claro que a preparação de mercado, conhecer seu consumidor, vida financeira e o marketing são importantes, mas imprimir nosso sentimento em nossos comércios, faz muita diferença. A vida é feita de momentos, lembranças, pequenos detalhes que fazem, na verdade, uma grande diferença. Aqui no Nonna Lina , além da preocupação com a qualidade dos produtos, nos  preocupamos com os momentos dos nossos consumidores, com os detalhes não só da apresentação dos produtos, mas com o momento que terá ao consumir.Pequenos detalhes: o carinho com que produzimos artesanalmente os produtos, a forma de apresentá-los, são alguns”, finaliza Ilka.

Nos cenários acima, uma ferramenta que tem ajudado a todos os empreendedores, após deixar a saúde financeira e documental em dia, é o marketing e as redes sociais.

“Como comunicadora, tenho viabilizado parceria entre comércios e campanhas de cross marketing entre meus assessorados. Grupos nas ferramentas de comunicação por mensagem tem ajudado muito, como o MOVE, composto por mais de 700 mulheres que se apoiam e se ajudam, inclusive organizando eventos como exposição de produtos e a comercialização e indicação direta no grupo”, afirma Claudia que, além da 4You Delivery Eficiente, está à frente da CR Assessoria e Comunicação há 19 anos.

“O MOVE Empreendedoras é um dos grupos que participo e, posso dizer que, assim como os espaços de marketplace e listas de distribuição, se bem usados, são excelentes para comércios de todos os nichos”, indica Claudia.

Saiba mais:

4You Delivery Eficiente: @4you.deliveryeficiente

Dellipet: @dellipet

GranoMio: @granomio

Mr. Fit Home Piratininga: @mrfithomepiratininganiteroirj

Nonna Lina: @nonna_lina

MOVE Empreendedora: @move.empreendedora (link na BIO do Instagram para entrar no grupo)

Related posts